sábado, 30 de maio de 2015

Caros alunos,

Sugerimos que antes de realizar o depósito do seu TCC, verifique se não existem problemas nas citações para que não tenhamos problemas. É interessante que vocês passem seus trabalhos em algum programa anti plágio.

O regulamento da UNIME não prevê um percentual mínimo de identificação de trecho encontrado na internet, que será identificado pelo programa anti plágio. 

A análise é de cada caso.

Havendo a citação correta da fonte, isso não será considerado como pesquisa anti ética. Fiquem alertas, pois as vezes o trabalho retira citações diretas de artigos da internet, mas no momento de citar, cita a fonte original e não quem escreveu o artigo. Isso também não é permitido, por não conter a veracidade sobre a pesquisa realizada.

Assim, será considerado trabalho anti ético os seguintes casos:

art. 28:
-->
I.        utiliza a estrutura lógica de trabalho intelectual original alheio;
II.        se apropria da pesquisa bibliográfica realizada por trabalho intelectual original alheio;
III.     se apropria da pesquisa jurisprudencial realizada por trabalho intelectual original alheio.

art. 29:
-->
I.          cópia não autorizada integral ou parcial de trabalho intelectual alheio;
II.        apropriação indevida do trabalho intelectual alheio de forma simulada, alterando, subtraindo, omitindo ou acrescendo ao texto original de trabalho intelectual alheio;
III.       utilização da essência do conteúdo de trabalho intelectual alheio;
IV.       utilização de dados estatísticos, geográficos, históricos, econômicos, fruto da pesquisa de trabalho intelectual alheio, estando ausente a correta citação;
V.        utilização sequencial da pesquisa doutrinária e/ou jurisprudencial, fruto da pesquisa de trabalho intelectual alheio.

Fiquem atentos a hipótese do art. 29, inciso II, em que o aluno pode se valer de um mosaico, com trechos copiados de diversas fontes, ou da mesma fonte, com pequenas alterações.

Nenhum comentário: